29 de janeiro de 2018

FIM DE ANO NA ESTAÇÃO


Ando com os desenhos atrasados e com a agenda baralhada. Este Encontro dos PoSk / Porto Sketchers foi antes do que mostrei aqui, mas só agora o publico. Aconteceu no dia 30 de Dezembro, um dia antes do Ano Velho, portanto. Um sábado à tarde — cheio de gente, e ruído, e compras de última hora. Já no ano passado ali nos tínhamos encontrado, e eu desenhei a Estação de S. Bento vista do outro lado da rua. Desta feita, optei por me sentar num dos degraus da Estação, olhando de frente para a Rua Mouzinho da Silveira. O desenho, com três guindastes incluídos e a Sé do lado esquerdo, ficou assim:



Perto do solstício de inverno, o sol pôs-se cedíssimo, pelas cinco da tarde, iluminando a partir da zona do rio os prédios ascendentes. Felizmente eu já estava a dar a "obra" por concluída. É um relevo acidentado e complexo, este da zona de S. Bento e da Sé:


E aqui estou eu, compenetrada no meu afã "desenhístico", (bem) apanhada pelo Abnose:


Um mestre da rapidez e do traço (o Paulo J. Mendes) captou-me neste curioso retrato, feito em menos de 5 minutos:


E aqui estamos todos, bem sorridentes e com a sensação de dever cumprido:

Esperemos que, em Dezembro, haja de novo uma despedida de ano neste sítio, que é afinal um dos locais mais típicos, rudes e barulhentos do Porto!

6 comentários:

  1. Olá Miú. Apesar de barulhento e cheio de gente, nós por cá não dispensamos uma visita ao Porto (centro) na época de Natal, de preferência num dia de muito frio. Pancas.
    Todos os anos saímos em São Bento e passeamos-nos no meio dessa multidão. É um ambiente diferente ao que estamos habituados, para quem não vive em grandes cidades... Mas gostamos muito. Gosto muito do desenho. Do que a Miú fez, mas também do que a captaram a si. Beijinhos. Joana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ver-te de volta, Joana!
      O Porto tem um carácter único e um ambiente de rua muito especial, (ainda) muito genuíno nestas ruas mais antigas. Mas a avalanche turística está a inundar tudo, com as vantagens e inconvenientes bem conhecidos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Un gran dibujo el que dibujaste el 30 de diciembre. Muy bien trabajado y bien coloreado. Aunque me gusta más, antes de colorear.
    Tu amigo y compañero de sketch Paul J. Mendes te hizo un maravilloso retrato. Me gustan esos dibujos rápidos y espontáneos. Eres tu!
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muchas gracias, estimado Joshemari!
      Eu nunca sei se devo colorir ou não, e nem sempre gosto dos resultados! Este não é dos piores apesar de tudo...
      Já o Paulo J. Mendes vive noutra dimensão, um pouco divina e inatingível, eheh! Já espreitou o blogue dele? É de tirar a respiração. Gostei muito deste retrato que ele me fez, sobretudo porque foi num abrir e fechar de olhos.
      Muito obrigada, sempre, pela crítica construtiva e pelo carinho, Joshemari!
      Um abraço

      Eliminar
  3. Antiga Rua das Congostas, esta via central da cidade do Porto celebra uma das grandes figuras da revolução liberal, José Xavier de Mouzinho da Silveira. Uma mácula na história da sua construção foi o derrube de um dos últimos vestígios da antiga muralha fernandina, situado próximo do Largo da Porta de Carros.
    Muito bem representada neste esboço, esta rua que tanto diz a quem é do Porto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que seria de mim sem si, Carlos! :) Obrigada mais uma vez por esta valiosa contextualização histórica. O Carlos é um profundo conhecedor do passado portuense — e do presente!

      Eliminar