21 de julho de 2016

SERRA DO PILAR

Quem vem e atravessa o rio
Junto à serra do Pilar
Vê um velho casario
Que se estende até ao mar
(Carlos Tê, "Porto Sentido")

Foi este sábado, dia 16, o segundo encontro dos PoSk - Porto Sketchers. E que bem se passou o dia, com boa conversa e agradável convívio! O desenho que aqui trago foi o da tarde. Sim, porque fiz apenas um mísero desenho depois dos pregos no pão. Aqui a signatária não consegue trabalhar com mais produtividade... Um pouco à frente das Fontainhas, esta é a vista para a Serra do Pilar, com um pedaço da ponte D. Luiz (ortografia antiga) a aparecer:


Desta vez não me apeteceu tentar a cor "on the spot". Pu-la em casa. O desenho só a tinta foi este:


Ainda sinto a brisa do rio nesta tarde quente de Verão... Fiz o meu esboço sentada num banquinho que o Armando cavalheirescamente me emprestou, de contrário não teria aguentado nem dez minutos. A fotografia foi, como se diz em gíria jornalística, "cortesia" do Jorge, simpático repórter de serviço nesta divertida jornada de riscos e rabiscos:


15 de julho de 2016

PRAÇA DOS LEÕES


Já há tanto tempo que não pintava (desde o último encontro de sketchers) que resolvi desenferrujar os pincéis. Afinal, o próximo encontro é já amanhã! E escolhi um belo exemplar da azulejaria portuguesa: 


O desenho já tem uns meses. Fi-lo numa tarde soalheira de Fevereiro, com aquele sol de inverno que mesmo em plena tarde já vai baixo:


É dos esboços mais rápidos que já fiz, e acho que consegui aquele estilo que procuro mas nem sempre alcanço: o de, com poucas linhas, captar apenas o essencial.