5 de maio de 2015

MIL E UMA JANELAS


É um dos conjuntos de fachadas mais bonitos de Braga, cheio de cor e pormenor, em plena Rua do Souto. Fica em frente a um edifício que me é particularmente querido: a Reitoria da Universidade, outrora Paço Episcopal, onde defendi a minha tese de doutoramento e fiz as provas de agregação. Deitei mãos à obra, não sem antes ser assaltada por alguns pensamentos derrotistas: "onde me vou eu meter, com tantas janelas, e sacadas, e telhados?" Mas lá continuei, com paciência e determinação. Mais tarde vieram as cores, que desta vez tiveram uma função meramente decorativa, já que a informação estava toda no desenho:


Alguns dos prédios estão revestidos a azulejo (glup, mais pormenores) e no meu desenho passavam peões, uma das quais com um cão que me saiu um pouco como uma raposa (ou um qualquer mamífero de quatro patas, em todo o caso):


Aleluia, missão cumprida!


Trata-se de um desenho que, realmente, leva toda a primazia à aguarela, deixando pouco à imaginação. Foi um bom exercício, mas quero treinar mais a síntese nos próximos trabalhos. A ver vamos.

10 comentários:

  1. Fez-me ter vontade de voltar a Braga para conhecer bem a cidade. Passei lá sempre de passagem. O conjunto de edifícios parece encolher-se para caberem todos na fotografia. Estão muito bonitos. E a fonte ficou mesmo bem em primeiro plano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Henrique! Olha, nem de propósito, vai haver este mês um Encontro Urban Sketchers cá em Braga. Aparece!

      Eliminar
  2. Este é um dos meus preferidos: Gosto muito da forma como um conjunto de fachadas tão detalhado e complexo resulta tão leve, e a maneira como a fonte sobressai, numa perspectiva que acentua a sua elegância. Não era empreitada nada fácil, mas foi conseguida com mestria!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico tão feliz com a tua apreciação, Paulo! Ainda bem que estou no bom caminho. E Braga tem tantos sítios que merecem ser desenhados - como tu tão bem tens mostrado! E, em breve, cá estaremos a desenhar em grupo. :)

      Eliminar
  3. Miú, mais uma aguarela maravilhosa!
    Com jeitinho, Braga ainda te vai prestar uma homenagem:):)
    Vou ali mostrar mais esta ao cônjuge...
    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu és uma querida, Manela, já se sabe...
      Um grande beijinho!

      Eliminar
  4. Ena! Adoro este! Adorava ter esta aguarela numa parede cá em casa!
    Queres vender? ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Dulce, mas tu também tens jeito para coisas manuais e criativas, não tens? Toca a pegar nas aguarelas!
      Beijinhos

      Eliminar